TÉCNICO EM INSTRUMENTAÇÃO OU INSTRUMENTISTA?



Você sabe o que faz um Técnico em Instrumentação Industrial?

Um Técnico é o profissional habilitado e capacitado para dar manutenção aos Instrumentos medidores de campo, sensores e sistema de Controle de Processos de qualquer Indústria.
O Técnico possui conhecimentos para calibração e ajuste dos Instrumentos, conhece os parâmetros de configuração, conhece a fundo as peças e conexões para a Instalação e Fixação dos Instrumentos. Acha soluções para cada caso. Se trabalhar no chamado "Chão-de-Fábrica", atende chamados de emergência se necessário, executa atividades se necessário, cria e planeja Planos de Manutenção, executa manutenções preventivas, preditivas e corretivas. Cria ordens de manutenção, lidera atividades de Terceiros na execução. Também conhece tudo sobre o Processo de sua Empresa na qual está trabalhando. 
O Técnico em Instrumentação é um cargo geralmente para quem já tem experiência na área, já trabalhou ou estagiou. Mas existem empresas na qual o colaborador já inicia como Técnico, tendo seus respectivos níveis como Técnico I, II ou III.

O que faz um Instrumentista?

Um Instrumentista trabalha mais na parte de execução das tarefas, ou seja, "põe mais a mão na massa". Geralmente os Instrumentistas começam em empresas Terceirizadas no Chão-de-Fábrica, onde aprendem sobre o Ferramental, Instalações dos Instrumentos, Montagens e Desmontagens, participa de manutenções preventivas e corretivas iniciando assim sua caminhada na carreira e ganhando novos conhecimentos, se tornando um profissional exemplar na arte da execução e manutenção.
As atividades listadas acima são basicamente estas, variando apenas o tipo de processo de cada indústria, além dos fabricantes de cada instrumento.

Na imagem abaixo dois Instrumentistas estão instalando um Transmissor de Pressão Manométrica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário